CARRINHO MOVIDO A AR DE BALÃO - Plano de aula.

Disciplina: Ciências na natureza.
Tema geral: Física Mecânica.
Tema da aula: Força de ação e Reação;

 

O que o aluno pode alcançar com esta aula?

# A capacidade crítica acerca da existência de uma força única atuando em um objeto ou sistema.

# O entendimento de que as forças de ação/reação atuam em corpos diferentes.

# Perceber que aquele que exerce ação sempre recebe a reação.

# Conhecimentos físicos e matemáticos sobre as forças que regem a natureza.

# Desenvolvimento do raciocínio lógico matemático mediante a interpretação dos processos associados a construção de um carrinho movido a ar.


BNCC: CIÊNCIA DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS: COMPETÊNCIA ESPECÍFICA 3.

Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).

(EM13CNT301) Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.


Duração das atividades: 4 encontros de 50 minutos cada.


A proposta será dividida da seguinte maneira (Visão geral):

 

1º passo – “CONECTAR” – Primeiro momento de contato com a aula e que traz exemplos do cotidiano e da realidade do aluno, dando significado aos desafios da atividade.

2º passo – “CONSTRUIR” – Etapa em que os alunos realizam as montagens com os materiais.

3º passo – “ANALISAR” – Apreciação das construções e socialização de estratégias mais eficazes ou criativas durante a montagem, registro das atividades no caderno do aluno.

4º passo – “CONTINUAR” – Momento em que os alunos são desafiados a aprimorar as soluções encontradas ou ainda resolver uma nova situação-problema.

 

Objetivo geral dos encontros / “CONECTAR”.

Observar o efeito da força de ação e reação na prática, e como essa pode influenciar no movimento de um corpo;

Objetivos específicos:


·      Entender o conceito de ação e reação e as forças que estão envolvidas no processo;

·      Compreender como é atuação da força elástica no processo;

·      Entender o que é propulsão mecânica;

·   Desenhar as forças atuantes no sistema (Carrinho), tanto dentro do balão como no momento de escape;

·    Criar um mapa mental ou conceitual sintetizando todos os conceitos discutidos ou até mesmo um pequeno vídeo;

·     Construir o carrinho para servir de objeto físico de estudo.

 

Problema inicial:

Como ensinar lei de Newton de forma prática e aplicada que venha proporcionar ambientes de potencialmente significativo à aprendizagem de alunos do fundamental II?

 

Conteúdos:


·      Física Mecânica: Força de ação e reação, Força elástica.

·      Tempo; atrito; deslocamento; Velocidade; aceleração.

 

Metodologia:


·  Usaremos um carrinho fabricado com materiais de baixo custo para iniciar uma discussão sobre o tema Física de propulsão;

· O carrinho pode ser fabricado previamente com materiais encontrados facilmente no cotidiano, os materiais para construção do mesmo estão listados nos recursos didáticos.

·  O professor provocará o movimento do carrinho, nesse momento vai direcionar perguntas para os alunos, como por exemplo: como foi possível o carrinho de movimentar? O que provoca o movimento em corpos é a Força? Existe força atuando no processo? Onde? Quais? Entre outras...

·  O professor irá explicar o conceito força de ação (inflando a bexiga) e reação a essa força quando se solta o lacre;

·  Também poderá ser explicada a decomposição das forças, tanto dentro da bexiga quando o ar está armazenado, como no momento de escape, isso vai mostrar o conceito de vetor Força.

·   Para explicar a decomposição de força o professor pode desenhar o esquema no quadro.

· O professor pode trazer uma discussão complementar, relacionando a propulsão do carrinho com a propulsão de foguetes, carros supersônicos e entre outros, isso vai mostrar como a força de ação e reação atua nos diferentes motores.

 

Aplicação do conhecimento:

Atividade 01

·   A proposta de atividade é a criação de um mapa mental ou mapa conceitual sintetizando tudo de foi explicado pelo professor e discutido durante a explicação, principalmente em relação aos agentes causadores de movimento.

·  Essa parte deve ser informada para os alunos no início da aula;

·  Os alunos deveram fazer a atividade no caderno ou no papal A4.

 

Atividade 02 / “CONSTRUIR”.

· Neste momento o professor irá solicitar a construção do carrinho, onde cada aluno vai construir seu próprio objeto de estudo. Se for a caso o professor poderá pedir diversas atividades posteriores;

· Provocar diversos movimentos no carrinho para as diferentes propulsões, ou seja, com quantidades de ar diferentes na bexiga, criar um quadro comparativo das maiores e mínimas distâncias.

· O quadro pode conter diversos dados que os alunos podem medir, como por exemplo, o quadro abaixo:

 

Para superfícies Ásperas (piso de cimento)

 

Para superfície lisa (piso de cerâmica)

Quantidade de movimento

Quantidade de sopro.

Distância máxima

Atingida.

Tempo de percurso

Quantidade de movimento

Quantidade de sopro.

Distância máxima

Atingida.

Tempo de percurso

01 (Exemplo)

1 sopro

20 cm

4 segundos

01

 

 

 

02

 

 

 

02

 

 

 

03

 

 

 

03

 

 

 

04

 

 

 

04

 

 

 

 

· Diversas atividades podem surgir dessas práticas, como conceitos de aceleração velocidades entre outros / “ANALISAR”.

 

Recursos: Livro didático, caderno, vídeos, régua e tesoura, além dos materiais listados a seguir:

·      01 Bexiga (Balão);

·      04 Tampas de garrafas plásticas;

·      01 pedaço de papelão;

·      01 tubo de caneta;

·      02 palitos de madeira com aproximadamente 20 cm de comprimento;

 

O passo a passo para a montagem pode ser observado clicando no link a seguir:

👇👇👇👇👇👇👇👇👇

(((CLIQUE AQUI)))

👆👆👆👆👆👆👆👆👆


Avaliação / “CONTINUAR”.


·  Pedir para os alunos explicarem o funcionamento de um pequeno barco a remo, tendo por base a atividade desenvolvida com o carrinho movido a ar. Pergunte também: como a hélice de um helicóptero sustenta seu peso?

 

Referências bibliográficas;

 

https://www.sesieducacao.com.br/conecta/pdf/Manual_de_Implementacao_Programa_Conecta_2020.pdf

 

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#medio/ciencias-da-natueza-e-suas-tecnologias-no-ensino-medio-competencias-especificas-e-habilidades

 

 

Recursos Complementares

Sugerimos a título de enriquecer a aula e para que os alunos assimilem ainda mais o conteúdo, os filmes que se encontram disponíveis na internet nos seguintes endereços: 

Varro movido a ar comprimido



 

Empresa divulga carro movido a ar


Nenhum comentário:

Postar um comentário