Disciplina: Tecnologias da Informação e Comunicação no
Ensino de Ciências e Matemática.
Professor: Dr. Deive Barbosa Alves.
Mestrandos(as): Alexssandro Teles Lima / Iasminy Sampaio Mascarenhas dos
Santos / Marcos Antonio de Sousa / Ulisses Queiroz Parreira.
PLANO DE AULA (Interdisciplinar- Biologia e Matemática)
Previsão do Tempo: Entendendo o Tempo e o Clima através
do Anemômetro, instrumento utilizado para mensurar a velocidade dos ventos.
SÉRIE: 8º e 9º Ensino Fundamental II
OBJETIVOS:
· Aprender os conhecimentos sobre clima e tempo.
· Revisar sobre Como se formam as nuvens e a chuva.
. Associar a presença de ventos à baixa pressão atmosférica local e
a mudanças climáticas.
· Entender como que a previsão do tempo contribui para a sociedade
. Utilizar unidades de medidas
. Compreender função com duas variáveis
. Aprender sobre razão entre duas grandezas
. Utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação
(TDIC) na aprendizagem.
CONTEÚDO
Precipitação
Massas de ar
Temperatura
Ventos
Unidades de Medidas
Razão entre duas grandezas
Funções com duas variáveis
HABILIDADES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR:
Eixo da Matemática e suas Tecnologias
(EF09MA06) Compreender as funções como relações de dependência unívoca
entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica e
utilizar esse conceito para analisar situações que envolvam relações funcionais
entre duas variáveis.
(EF09MA07) Resolver problemas que envolvam a razão entre duas grandezas de
espécies diferentes, como velocidade e densidade demográfica.
(EF09MA18) Reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas
muito grandes ou muito pequenas, tais como distância entre planetas e sistemas
solares, tamanho de vírus ou de células, capacidade de armazenamento de
computadores, entre outros.
Eixo de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
(EF08CI15) Identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do
tempo e simular situações nas quais elas possam ser medidas.
QUANTIDADE DE AULAS: 7 aulas.
PRÉ – AULA
Separação dos recursos para a aula, junto com a montagem da
estação de monitoramento da velocidade dos ventos do Anemômetro caseiro.
Para a aula: Datashow, notebook, livro didático, caderno,
artigos científicos, jornais, revistas, quadro e pincel.
Para o Anemômetro: 3 palitos de churrasco, cartolina branca,
cola quente ou instantânea, tesoura, 3 jumpers fêmea/macho, 1 jumper
fêmea/fêmea, sensor óptico reflexivo, tampa de uma garrafa PET, 1 rolamento
pequeno, 6 copinhos descartáveis pequenos (de café).
AULA:
Aula 1, 2 e 3: Revisão do Ciclo da água e
explicação sobre massas de ar e a relação da chuva com os ventos
- Na
primeira aula, o professor de ciências irá revisar através de vídeos e do livro
didático como ocorre o ciclo da água, dando ênfase na formação da chuva e
precipitação. Após a revisão, o professor explicará sobre o que são as massas
de ar e como ocorrem, sempre ligando ao clima e temperatura, apontando o papel
do vento nesse deslocamento de massas e mostrando aos alunos instrumentos
utilizados na previsão do tempo frisando o Anemômetro e seu funcionamento.
- Após a
apresentação dos conteúdos necessários para o entendimento de como funciona a
meteorologia, serão apresentados artigos de revistas e jornais mostrando a
importância da revisão do tempo para a sociedade e sua influência no dia a dia
das pessoas.
Aula 4 e 5: Construção do Anemômetro
Nesta duas aulas, os alunos construirão o Anemômetro e montarão a estação de
monitoramento, para isso irão seguir o passo a passo do blogger abaixo:
Haverá a leitura de Artigos científicos propostos pelos professores sobre o
uso de Anemômetros caseiros em experimentos, para ajudar os alunos na
construção do relatório final. Após a leitura dos artigos haverá uma discussão
sobre a interpretação dos alunos sobre os mesmos, podendo assim ser sanada
dúvidas e criadas hipóteses para o experimento que irão realizar.Aula 6 e 7: Aprendendo sobre Razão entre duas grandezas
e Unidades de medidas.
Razão é a relação existente entre dois valores de uma mesma grandeza,
expressa geralmente como "a para b", a:b ou a/b, e algumas vezes
representada aritmeticamente como um quociente adimensional das duas
quantidades que indica explicitamente quantas vezes o primeiro número contém o
segundo.
Especificamente sobre o anemômetro, para calcularmos a velocidade do vento
teremos de obter o resultado de uma razão entre as grandezas velocidade e
tempo.
As unidades de medida são modelos estabelecidos para medir diferentes
grandezas, tais como comprimento, capacidade, massa, tempo e volume. O Sistema
Internacional de Unidades (SI) define a unidade padrão de
cada grandeza.
Para que possamos processar os dados das leituras do anemômetro, esses dados
deverão ser correlacionados de acordo com as suas grandezas. Por exemplo, para
determinarmos a velocidade do vento precisaremos dividir a distância percorrida
pelo tempo. Ou seja, se for em km/h a distância deve estar em quilômetros e o
tempo em hora. Caso seja, m/s a distância precisa estar em metros e o tempo em
segundo. Para tanto, é necessário que o aluno tenha conhecimento das unidades
de medidas para realizar as transformações caso necessário.
Após a construção do anemômetro, os alunos deverão realizar as medidas,
transformando as unidades e anotando os dados, e assim, observarão na prática
como se trabalhar com as unidades de medidas e suas razões.
PÓS AULA
Elaboração do Relatório do esquema observado no blogger relatando a lógica
desenvolvida do Anemômetro. - Esta
aula será para a elaboração do relatório científico dos alunos sobre o projeto.
Nesse relatório deve constar a interpretação dos alunos sobre o experimento e a
correlação com os conteúdos ministrados em sala.
AVALIAÇÃO: A avaliação se dará através da construção do Anemômetro, do
relatório do experimento e da interpretação dos dados obtidos pelos alunos no
projeto. Além dos mesmos responderem corretamente as questões criadas pelos
professores baseadas nos conteúdos ministrados.
Questões Elaboradas:
QUESTÃO 01
Anemômetros são instrumentos usados para medir a velocidade do vento. A sua
construção mais conhecida é a proposta por Robinson em 1846, que consiste em um
rotor com quatro conchas hemisféricas presas por hastes, conforme figura
abaixo.
Fortes ventos, chuvas e trovões são registrados em
Petrolândia
Fortes ventos, chuvas e trovões foram registrados dia
26/10/2020 em
Petrolândia,
no Sertão de Pernambuco. Os fenômenos ocorreram do início da noite às até 0h.
De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima
(Apac), altas temperaturas aliadas a um corredor de umidade causaram os
fenômenos no município.
"Um sistema convectivo de mesoescala está associado com
a tempestade subtropical Mani. Essa tempestade forma um corredor de umidade,
que gerou o fenômeno no extremo oeste de Pernambuco" informou o
meteorologista que ainda pontuou que o corredor de umidade e as altas
temperaturas resulta numa condição favorável para a formação das chamadas
nuvens cumulonimbus. "Quando [esse tipo de nuvem] surge com
intensidade há rajadas de vento e chuvas intensas", completou.
Conforme informou a Apac, não é possível medir a velocidade
dos ventos no município, somente em regiões próximas.
Considerando que nas regiões próximas o odômetro de um
anemômetro totalizador registrava 5741 no início e 6443 no final do evento, e
que a tempestade teve início às 22h20min e término às 0h, qual é o valor que
mais se aproxima da velocidade do vento (em km/h), sabendo que a leitura do
equipamento é em centenas de metros?
(A) 70 km/h
(B) 47 km/h
(C) 42 km/h
(D) 35 km/h
(E) 7 km/h
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JUSTIFICATIVAS: do gabarito (CERTA) e de cada distrator
(ERRADA).
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A
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ERRADA: Equivocou-se em considerar as medidas do
anemômetro em km (70,2km) como se fosse a velocidade de 70 km/h.
|
B
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ERRADA: Transformou a leitura em km resultando em
70,2km. No entanto, considerou o tempo como 1h30 e, assim resultaria em uma
velocidade aproximada de 47 km/h.
|
C
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CORRETA: Transformou a leitura em km resultando em
70,2km e considerou o tempo como 1h40min (1,66 h) e, assim resultaria em uma
velocidade aproximada de 42 km/h.
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D
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ERRADA: Transformou a leitura em km resultando em
70,2km. No entanto, considerou o tempo como 2h e, assim resultaria em uma
velocidade aproximada de 35 km/h.
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E
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ERRADA: Equivocou-se em dividir o valor totalizado
pelo anemômetro (702 centenas de metro) por 100, resultando em 7km e
confundindo este valor com a velocidade em km/h.
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QUESTÃO 02
A aquisição de conhecimentos relativos ao tempo é um
objetivo do ramo da ciência denominada meteorologia. Os fenômenos
meteorológicos são estudados a partir das observações, experiências e métodos
científicos de análise. A observação meteorológica é uma avaliação ou uma
medida de um ou vários parâmetros meteorológicos. As observações são sensoriais
quando são adquiridas por um observador sem ajuda de instrumentos de medição, e
instrumentais, em geral chamadas medições meteorológicas, quando são realizadas
com instrumentos meteorológicos.
Portanto, os instrumentos meteorológicos são equipamentos
utilizados para adquirir dados meteorológicos. A reunião desses instrumentos em
um mesmo local, é denominada estação meteorológica.
Para montar uma pequena estação meteorológica, um meteorologista dispõe de
cinco equipamentos de medição. Correlacione cada equipamento com sua
respectiva função.
I Biruta
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( ) Mede a velocidade do vento (em
m/s)
|
II Barômetro
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( ) Mede a quantidade de
precipitação da chuva, em milímetros (mm)
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III Higrômetro
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( ) Mede a pressão atmosférica
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IV Anemômetro
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( ) Determina a direção dos ventos
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V Pluviômetro
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( ) Mede a umidade relativa do ar
|
A sequência correta é:
(A) III, V, II, I, IV
(B) V, III, II, I, IV
(C) IV, V, II, I, III
(D) II, V, IV, I, III
(E) IV, V, I, II, III
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JUSTIFICATIVAS: do gabarito (CERTA) e de cada distrator
(ERRADA).
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A
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ERRADA: Entendimento incorreto das
funções do higrômetro, pluviômetro e anemômetro
|
B
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ERRADA: Entendimento incorreto das funções do
pluviômetro, higrômetro e anemômetro
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C
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CORRETA: Corresponde a relação correta dos
equipamentos com suas respectivas funções.
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D
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ERRADA: Entendimento incorreto das funções do
anemômetro com o barômetro
|
E
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ERRADA: Entendimento incorreto das funções da biruta
com o barômetro
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REFERÊNCIAS:
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (versão
final). 2017. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2018-pdf/85121-bncc-ensino-medio/file.
Acesso em: 17/03/2021.
MELLO, Geison Jader; DOS SANTOS, Vinicius Machado Pereira; DA PAZ, Regina Célia
Rodrigues. Física ambiental e educação do campo: experiência em ensino de
ciências na Amazônia legal.
QUEIROZ, Ulisses. Anemômetro com a ESP32. Inovaeducasteam, 2021.
Disponível em: < https://inovaeducasteam.blogspot.com/p/anemometro-dando-sequencia-na.html>.
Acesso em: 17/03/21.
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