PLANO DE AULA / QUESTÕES / MONÓXIDO DE CARBONO
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OBJETIVOS:
# Sistema Respiratório
# Tabagismo
# Porcentagem
# Tabelas de dupla entrada
# Gráficos de coluna, pictóricos e de linhas.
(EM13MAT102) Analisar gráficos e métodos de amostragem de pesquisas estatísticas apresentadas em relatórios divulgados por diferentes meios de comunicação, identificando, quando for o caso, inadequações que possam induzir a erros de interpretação, como escalas e amostras não apropriadas.
(EM13MAT202) Planejar e executar pesquisa amostral usando dados coletados ou de diferentes fontes sobre questões relevantes atuais, incluindo ou não, apoio de recursos tecnológicos, e comunicar os resultados por meio de relatório contendo gráficos e interpretação das medidas de tendência central e das de dispersão.
(EM13MAT408) Construir e interpretar tabelas e gráficos de frequências, com base em dados obtidos em pesquisas por amostras estatísticas, incluindo ou não o uso de softwares que inter-relacionem estatística, geometria e álgebra.
Eixo de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
(EM13CNT104) Avaliar potenciais prejuízos de diferentes materiais e produtos à saúde e ao ambiente, considerando sua composição, toxicidade e reatividade, como também o nível de exposição a eles, posicionando-se criticamente e propondo soluções individuais e/ou coletivas para o uso adequado desses materiais e produtos.
(EM13CNT301) Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.
(EM13CNT302) Comunicar, para públicos variados, em diversos contextos, resultados de análises, pesquisas e/ou experimentos – interpretando gráficos, tabelas, símbolos, códigos, sistemas de classificação e equações, elaborando textos e utilizando diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) –, de modo a promover debates em torno de temas científicos e/ou tecnológicos de relevância sociocultural.
(EM13CNT303) Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações.
QUANTIDADE DE AULAS: 7 aulas.
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De acordo com esse gráfico, o dia da semana letivo que apontou o índice mais alto de CO no ar e a porcentagem é:
A) Segunda 50 %
B) Terça 40 %
C) Quarta 37 %
D) Quinta 42 %
E) Sexta 45 %
GABARITO
A) ERRADO – Espera-se que o aluno constate que há dados errados apresentados nas alternativas da questão.
B) ERRADO - Por mais que o valor esteja próximo do exposto no gráfico, não é o valor real. Exigirá do aluno atenção na leitura do gráfico.
C) ERRADO - Por mais que o valor esteja correto, a Quarta feira não obteve o maior índice dos dias letivos da semana.
D) CORRETO – É o valor exato conforme o gráfico. A resposta exige do aluno, uma lógica de aproximação dos valores, uma vez que a escala (intervalos) estar indo de 10 em 10.
A) ERRADO – O erro dá alternativa está na incompatibilidade entre o valor apresentado na alternativa e o expresso no gráfico.
Obs: Sábado e Domingo mesmo que fora apresentado não deverá ser considerado para análise, uma vez que a questão considera os dias letivos (em geral de segunda a sexta).
REFERÊNCIAS:
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (versão final). 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2018-pdf/85121-bncc-ensino-medio/file. Acesso em: 24/02/2021.
CENZI, Juliana Rangel et al. Efeito da intoxicação por monóxido de carbono no comportamento exergético do corpo humano. 2018.
DO MUNDO, Manual. Conheça os venenos do cigarro (EXPERIMENTOS de biologia). YouTube. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=YJXmS0Y4nCU&feature=youtu.be&ab_channel=ManualdoMundo>. Acesso em: 24/02/21.
QUEIROZ, Ulisses. Monitoramento - monóxido de carbono, umidade e temperatura. Inovaeducasteam, 2021. Disponível em: < https://inovaeducasteam.blogspot.com/p/sensor-de-gas-mq-7-no-esp32-onde.html>. Acesso em: 24/02/21.
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Plano 2 - Matemática
Grandezas
de espécies diferentes – 9º Ano Ensino Fundamental
Professor: _________________________
Data: ___/___/_____
Tema:
Análises de gráfico resultante de um monitoramento de monóxido de carbono emitido por um cigarro, através de uma “máquina que fuma”.
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Recursos / Materiais:
1 garrafa pet – 1 cigarro - sensor
de monóxido de carbono MQ-7 – carregador de celular 5V.
Conteúdos:
Leitura, coleta, classificação
interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada, gráfico de
colunas agrupadas, gráficos pictóricos e gráfico de linhas.
Planejamento da aula:
Com base na BNCC, realizar um
estudo verificando em qual unidade(as) temática(as), objetos de conhecimento e
habilidades a atividade se enquadra.
De posse dos materiais de baixo
custo e do sensor de monóxido de carbono MQ-7 realizar as medições.
Verificar a concentração, em
partes por milhão e mediar a concentração em determinados intervalos de tempo,
para assim, construir um gráfico.
Objetivo de conhecimento:
Porcentagens: problemas que
envolvem cálculo de percentuais sucessivos;
Análise de gráficos divulgados
pela mídia: elementos que podem induzir a erros de leitura ou de interpretação;
Leitura, interpretação e
representação de dados de pesquisa expressos em tabelas de dupla entrada,
gráficos de colunas simples e agrupadas, gráficos de barras e de setores e
gráficos pictóricos.
Habilidades a serem desenvolvidas:
(EF09MA21) Analisar e identificar, em gráficos divulgados pela mídia, os elementos que podem induzir, às vezes propositadamente, erros de leitura, como escalas inapropriadas, legendas não explicitadas corretamente, omissão de informações importantes (fontes e datas), entre outros;
(EF09MA05) Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com a ideia de aplicação de percentuais sucessivos e a determinação das taxas percentuais, preferencialmente com o uso de tecnologias digitais, no contexto da educação financeira;
(EF09MA22) Escolher e construir o
gráfico mais adequado (colunas, setores, linhas), com ou sem uso de planilhas
eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando
aspectos como as medidas de tendência central.
Aprendizagem baseada em simulação
com construção do objeto de estudo pelos alunos.
Como funciona:
Trata-se de uma atividade prática
construída pelos alunos, onde os mesmos farão medições de monóxido de carbono
com o sensor de monóxido de carbono MQ-7 e uma “máquina que fuma”.
Descrição das atividades durante a aula:
Os alunos deverão ser separados
em equipes e as equipes devem realizar medições de monóxido de carbono com o
sensor de monóxido de carbono MQ-7 e uma “máquina que fuma”.
Como forma interdisciplinar, cada
equipe deverá pesquisar questões que envolvem o tema em disciplinas de
Matemática, Biologia e Química.
Por fim, cada equipe deverá mostrar pelo menos uma questão do ENEM em que o assunto é tratado.
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Disponível
em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-50811386
(A) 5%
(B) 9%
(C) 17%
(D) 21%
(E) 26%
Questão 2.
Considerando o ano de 2019 na semana de 12 a 18 de maio, quanto em termos percentuais o recorde de concentração está acima do nível minimamente seguro de concentração atmosférica?
(A) 2%
(B) 14%
(C) 16%
(D) 19%
(E) 84%
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Pós aula:
Após a atividade prática das
equipes, os alunos deverão entregar um relatório individual sobre as atividades
realizadas e mencionando principalmente as habilidades adquiridas.
Avaliação:
A avaliação se dará por meio da
participação de cada aluno durante as atividades desenvolvidas.
Bibliografia:
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